AGENDE UMA CONSULTA:: 31 2105 6500 | 313514 7000 | 31 97102 5051

Falamos no Instagram sobre a falta de cuidados com a saúde entre os homens. Seja por negligência, preconceito ou pudor, o urologista só é procurado quando já é tarde demais. Não há uma cultura de prevenção e os médicos são só consultados quando já há algum problema.

Mas essa realidade pode trazer riscos para a saúde, já que a prevenção é o segredo para uma vida saudável em todas as etapas da vida. Sem ela, a pessoa fica muito mais suscetível a ser afetada por uma grande variedade de doenças que têm seus picos de incidência em diferentes fases da vida.

Infância

Além da fimose, que é a dificuldade ou incapacidade de retrair o prepúcio, outra queixa frequente é o testículo não-descido. Também chamado de criptorquidia, ocorre quando um ou os dois testículos não migram do abdômen para a bolsa testicular durante a gestação.

Juventude

Não tem jeito. Sexo sem camisinha pode resultar em infecções sexualmente transmissíveis e não há como fugir dessa realidade. Outro problema que pode aparecer logo na juventude é a ejaculação precoce, a disfunção sexual masculina caracterizada pela ejaculação que ocorre sempre, ou quase sempre, antes do tempo satisfatório para o casal.

Na maioria das vezes envolve um nível de ansiedade elevado, mas também pode ter causas orgânicas ou físicas, como: prostatite (infecção na próstata), alterações relacionadas com a serotonina, hipersensibilidade da glande e problemas da tireoide.

Fase adulta e terceira idade

Comum, a disfunção erétil é a incapacidade de o homem manter uma ereção que possibilite uma atividade sexual satisfatória. Pode ser sinal de doenças crônicas em atividade ou problemas psicológicos, já que stress, ansiedade e depressão também são fatores influentes.

O câncer de pênis também é mais recorrente nessas fases, tendo como a má higienização uma porta de entrada para infecções ou doenças que podem facilitar o seu surgimento.

E assim como as mulheres, o homens também sofrem com os hormônios nessa etapa da vida. A andropausa é a deficiência androgênica do adulto, que provoca uma queda de testosterona, trazendo problemas comportamentais. Pode ocorrer em homens com mais de 40 anos.

A vida pode mudar completamente de etapa para etapa. Mas os cuidados com a saúde e a importância da prevenção, jamais.