AGENDE UMA CONSULTA:: 31 2105 6500 | 313514 7000 | 31 97102 5051

Como prometido no Instagram, eis aqui a lista dos 10 melhores alimentos para quem tem doença renal e também para aquelas pessoas que querem prevenir e cuidar da saúde dos rins.

Eu já falei nas redes sobre a couve-flor, sobre o repolho, sobre o peixe robalo e sobre as uvas vermelhas e a clara dos ovos.

Os outros cinco alimentos de destaque são:

Azeite

Fonte saudável de gordura e livre de fósforo, a maior parte da gordura do azeite é uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico, que possui propriedades anti-inflamatórias.

Mirtilos

Contém antioxidantes chamados antocianinas, que podem proteger contra doenças cardíacas, certos tipos de câncer, declínio cognitivo e diabetes. Pobres em sódio, fósforo e potássio.

Frango sem pele

Embora seja necessária uma ingestão limitada de proteínas para algumas pessoas com problemas renais, fornecer ao corpo uma quantidade adequada de proteína de alta qualidade é vital para a saúde. O peito de frango sem pele contém menos fósforo, potássio e sódio do que o com pele, sendo uma boa opção quando consumido com moderação.

Pimentão

Ao contrário de muitos outros vegetais, é pobre em potássio e rico em vitamina antioxidante C. Um pimentão vermelho de 74 gramas contém 158% da ingestão recomendada de vitamina C. Também é carregado de vitamina A, um nutriente importante para a função imunológica, que é frequentemente comprometida em pessoas com doença renal.

Cebola e alho

Um ótima opção para substituir o sal, dando tempero à comida. A cebola é rica em vitamina C, manganês e vitaminas do complexo B, além de fibras prebióticas que ajudam a manter o sistema digestivo saudável. O alho também é fonte de manganês, vitamina C, vitamina B6 e tem compostos de enxofre, que possuem propriedades anti-inflamatórias.

Para manter os rins saudáveis

Água

É claro que ela não poderia faltar. A água é uma poção milagrosa e fundamental para a saúde e o bom funcionamento dos rins. A quantidade diária recomendada é de 8 copos para mulheres e 13 para homens. Mas o ideal é consultar o médico para entender a sua real necessidade, já que isso depende da rotina de cada um.

Maçã

Rica fonte de vitaminas, minerais e fibras. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam também a reduzir o colesterol ruim, doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Cranberry

O suco de cranberry é um “remédio” bem popular para a infecção do trato urinário. Isso graças às suas propriedades antioxidantes, sendo um ótimo antibiótico natural que impede qualquer crescimento bacteriano no trato digestivo ou nos rins. Invista em cranberries frescos e também no suco natural, mas não muito para evitar o excesso de trabalho nos rins.

Sementes de Abóbora

Carregadas de vitamina E, zinco, proteína, cobre e ferro, as sementes de abóbora foram cientificamente comprovadas como eficazes no combate ao risco de pedras na bexiga. Mas também são ricas em fósforo e podem aumentar os níveis de potássio no corpo, por isso deve ser consumida com moderação.

Suco de limão

A vitamina C e o ácido cítrico ajudam a manter o pH interno, promovendo imunidade. A dica é beber o suco pela manhã ou antes do almoço.

Framboesas

Essas frutinhas contêm ácido elágico, que neutraliza os radicais livres nocivos no corpo humano. Elas também têm antocianinas e são uma boa fonte de vitamina C, manganês e folato, sendo úteis também na prevenção do crescimento de células cancerígenas.

Mirtilos

Ricos em antioxidantes que ajudam a limpar o corpo de toxinas. Eles são fonte de nutrientes que podem ajudar a reduzir a inflamação, e a recomendação é incluí-los no café da manhã.

Couve

A couve é uma rica fonte de nutrientes que regulam os níveis de açúcar no sangue. Uma vez que o diabetes está relacionado à insuficiência renal, o consumo pode ajudar a evitar esses problemas.

Morango

Fonte de antioxidantes, vitamina C, manganês e fibras. Tem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, e são uma boa escolha para um coração e rins saudáveis.

Cereja

As cerejas são ricas em antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a proteger o coração e os rins. Consumi-los diariamente ajuda na redução da inflamação no corpo, especialmente a renal.