AGENDE UMA CONSULTA:: 31 2105 6500 | 313514 7000 | 31 97102 5051

Endourologia | Laparoscopia

A urologia é a área da medicina que trata problemas do aparelho urinário masculino e feminino. Além da urologia geral, Dr. Hilário Antônio especializou-se e é referência na aplicação de técnicas minimamente invasivas para o tratamento de patologias renais e urogenitais.
Juntamente com a laparoscopia, a endourologia foi uma das áreas da medicina que mais se desenvolveu nos últimos anos, proporcionando aos pacientes menos dor, alta hospitalar e retorno mais rápido às suas atividades, além de outros benefícios.

A endoscopia é a via mais usada atualmente em uma série de procedimentos urológicos. Por ela é levado o aparelho óptico, flexível ou rígido, chamado ureteroscópio, até o alvo do tratamento. Esse aparelho permite a visão interna de todo o trato urinário, desde a uretra e bexiga, até o ureter e o rim.

Pela via endoscópica também é possível inserir instrumentos cirúrgicos para realizar a LITOTRIPSIA (quebra das pedras), retirada de cálculos e realização de biópsias.

As doenças mais comumente tratadas pela endourologia são os cálculos urinários, os tumores uroteliais e a hiperplasia prostática benigna.

Também é uma técnica considerada minimante invasiva, realizada com a introdução de uma endocâmera no abdômen por meio de pequenas incisões. Pela via laparoscópica podem ser feitas, por exemplo, cirurgias para o tratamento de doenças renais como cistectomias, nefrectomias, tratamento de cálculos renais e outras.